O que são Fachadas Ventiladas?

É o sistema actualmente mais eficaz na construção, através dos diferentes tipos de revestimento existentes, para isolar e proteger o edifício dos agentes externos.

 

Devido à caixa-de-ar existente entre o edifício e a fachada ventilada, surge um efeito natural de ventilação, chamado “efeito chaminé”, que produz uma contínua ventilação entre o revestimento e o edifício, eliminado assim possíveis infiltrações de humidade e ocultando fissuras ou outros defeitos que o edifício tenha ou venha a sofrer com o passar dos tempos.

 

Para uma maior eficiência do desempenho da fachada ventilada, é aconselhável a aplicação directa ao edifício de um material isolante, de modo a que o ar circule entre o isolamento e a parte interior da fachada.

 

As fachadas Ventiladas podem ser usadas em novas construções ou nas requalificações de edifícios antigos, obtendo assim, espaços agradáveis com a ausência de grandes variações térmicas e uma significativa poupança do consumo energético, contribuindo deste modo um baixo impacto ambiental.

 

As vantagens das melhorias energéticas e estruturais do edifício são:

  • Excelente isolamento térmico;
  • Maior durabilidade do edifício, protegendo a estrutura do edifício;
  • Eliminação de problemas relacionados com humidade e infiltrações;
  • Redução do consumo de energia do edifício, devido à melhoria do conforto térmico;
  • Melhoria estética e acústica;
  • Redução de manutenção do revestimento do edifício;

 

O revestimento através de fachada ventilada, não é uma condicionante a nível de arquitectura, devido aos sistemas de fixação existentes e desenvolvidos para as diferentes situações.

 

Em resumo, é um sistema que permite optimizar a funcionalidade do edifício, tanto a nível estrutural, energético como arquitectónico.